Criação de Clubes
Como Criar um Clube
Para a criação de um Núcleo de Tiro com Arco (NTA) é necessário que se criem um conjunto de condições:
A estrutura em termos de Recursos Humanos que adiante se sugere cumpre os requisitos necessários para implementar e desenvolver um Núcleo de Tiro com Arco (NTA), contudo serão as Entidades que definem o que melhor se adequa às suas realidades.
- Seccionista/Dirigente
- Treinador Responsável
- Treinador Adjunto ou Estagiário (opcional)
Recomenda-se a presença de um Treinador habilitado por cada grupo de 8 Arqueiros.
O local de treino deverá ser um espaço interior (ex: Ginásio, Pavilhão polidesportivo, Sala multiusos), com as seguintes características:
Complementarmente, poderá existir também um espaço exterior de treino para distâncias superiores (ex: polidesportivo, campo de futebol de 7 ou 11).
Os locais onde se pratica o Tiro com Arco deverão garantir as adequadas condições de segurança para que as flechas não possam pôr em causa a segurança de todos e do local. Neste contexto, os locais têm de estar vedados e ser de acesso exclusivo aos praticantes durante o período de Provas/Treinos.
Uma descrição mais detalhada sobre as características e procedimentos necessários à adequação do local previsto para a prática do Tiro com Arco pode ser obtido, em concreto, junto dos serviços técnicos da FPTA ou através da consulta do Manual de Instalação de Campo de Tiro com Arco publicado pela World Archery no seu sítio oficial.
O Tiro com Arco é um desporto que tem uma forte componente material para a sua prática, quer no que respeita aos locais de prática, quer nos próprios equipamentos que utiliza, no entanto, numa fase inicial as necessidade materiais não são significativas nem onerosas.
O material necessário para a criação de um NTA, considerando os dois primeiros estágios de aprendizagem e desenvolvimento da modalidade (experimentação e iniciação) são:
- Arcos de iniciação
- Flechas de Iniciação
- Bastidores
- Alvos
- Dedeiras
- Braçadeiras
- Peitorais
- Aljavas
Recomendamos que a lista de equipamento necessária para a criação de um NTA seja definida pelo Treinador Responsável.
Para que um Clube de Tiro com Arco possa filiar-se e manter a atividade na FPTA deve assegurar que possui e mantém o seguinte:
- Uma estrutura de dirigente(s)/seccionista(s) federado(s) que assumem a responsabilidade pelo funcionamento administrativo da secção;
- Uma estrutura técnica, composta por treinador ou treinadores devidamente qualificados, que assumem a responsabilidade pelo funcionamento desportivo da secção;
- Um responsável por assegurar que o funcionamento das atividades de Tiro com Arco se desenrola em segurança, podendo este ser o próprio Treinador.
A filiação do NTA e o federamento dos agentes desportivos são efetuados para cada época desportiva anual, de acordo com o Regulamento de Filiações e Federamentos e com o Comunicado anual que estabelece as regras de cada época desportiva:
PROGRAMA DE APOIO A NOVOS CLUBES
A FPTA definiu um programa com um conjunto de apoios a atribuir às entidades que promovam a criação de novos núcleos de Tiro com Arco, que se dediquem de forma sustentada à prática da modalidade, com especial incidência no desporto jovem.
Os apoios a conceder pela FPTA no âmbito deste Protocolo serão essencialmente apoio técnico e financeiro na formação de um treinador, e empréstimo de material de Tiro com Arco que permita o início da atividade. Estes apoios terão como contrapartida a concretização durante a vigência do Protocolo de determinados objetivos de crescimento de número de arqueiros federados, sendo na sua maioria dos escalões jovens.