Tiro com Arco
A Técnica
A Técnica
Poderão ser conceptualizados três momentos concretos na sequência de tiro:
- A preparação do tiro, posicionamento do corpo e colocação da flecha no arco.
- A fase de movimento, até à partida da flecha.
- A fase pós partida da flecha.
- Deslocação atá à linha de tiro.
- Alinhamento com o alvo.
- coluna direita e ombros devem estar alinhados com os pés.
- A cabeça deve ser colocada direita, no eixo da coluna vertebral.
- Alinhamentos dos ombros com o alvo. O alinhamento dos ombros deve permitir qua a produção da força se faça sempre na mesma linha da flecha.
- O braço do arco deve ser deixado descontraído. O braço da corda deve seguir o mesmo princípio, fletindo o necessário para que o antebraço fique alinhado com a flecha.
- Distribuição uniforme do peso e manter os joelhos descontraídos.
- A mão do arco irá ser colocada no arco de forma a que as costas da mão e dedos façam um ângulo de aproximadamente 45 graus com o arco. O posicionamento dos dedos na corda deve efetuar-se em bloco, sem variar a tensão nos dedos no momento do encaixe.
- Neste movimento é fundamental assegurar que os ombros não sobem involuntariamente, em especial o ombro do braço de arco.
- O armar deve ser feito suavemente, trazendo a flecha até ao ponto de ancoragem, mantendo a flecha no plano de voo. É imprescindível manter a tração de costas e o arqueiro deve evitar que o ombro do braço de arco suba.
- A ancoragem deve efetuar-se procurando evitar quaisquer movimentos de cabeça.
- Na ancoragem, é a corda que vem à cara e se coloca na posição correta e não o contrário. A ancoragem deve ser consistente e efetuada sempre na mesma posição e alinhamento.
- No momento da largada, a mão da corda relaxa, continuando a recuar e os dedos deslizam ao longo da corda.
- A mão da corda deve deslizar ao longo da cara, mantendo sempre o contacto dos dedos com a face. No final da largada, esse contacto deve manter-se, no momento que a mão se imobiliza.