Como funciona
Modelo de competição de Tiro com Arco
Época Desportiva
A Época Desportiva Anual da FPTA tem início em 1 de agosto de cada ano e final em 31 de julho do ano seguinte. A época de sala decorre entre o início de setembro de cada ano e o final de fevereiro do ano seguinte. A época de campo decorre entre o início de março e o final de julho de cada ano.
Campeonato Nacional
Um Arqueiro, para ser classificado no Campeonato Nacional, terá de participar, no mínimo, em 4 provas nacionais se pertencer aos escalões Cadete, Júnior, Sénior ou Veterano, e em 3 provas se pertencer aos escalões Flecha, Robin ou Juvenil.
Nos Escalões Infantis (Flechas, Robins e Juvenis), o Ranking Final do Campeonato Nacional Individual de cada categoria é apurado pela soma das 3 melhores pontuações em pauta obtidas em provas nacionais, correspondendo à Classificação Final Individual.
Nos Escalões WA (Cadetes, Juniores, Seniores e Veteranos), o Ranking é apurado pela soma das 4 melhores pontuações atribuídas em provas nacionais. Os primeiros 4 Arqueiros do Ranking Final do Campeonato Nacional serão classificados com base nos resultados obtidos numa prova de eliminatórias denominada Final Round a realizar entre si no final da época desportiva. A classificação dos restantes Arqueiros será obtida com base no Ranking final do Campeonato Nacional.
Formato das Provas Nacionais
O formato das provas adotado para as provas do Campeonato Nacional é o seguinte:
- Open sem eliminatórias para os Escalões Flecha, Robin e Juvenil
- Open com eliminatórias para os Escalões Cadetes, Juniores, Seniores e Veteranos, com início a partir dos quartos de final.
O Final Round é composto por uma prova de eliminatórias com formato idêntico às provas de eliminatórias que integram as provas do Segmento Nacional, com início a partir das meias finais. Esta prova é também disputada em Equipas e Equipas mistas.
Outras Provas
Poderão ainda ser realizadas Provas Locais, constituídas por Open sem Eliminatórias para todos os Escalões, com número de flechas a definir pela organização da prova, bem como provas não integradas nos Segmentos Nacional e Local, cabendo à FPTA aprovar previamente os respetivos tipo, formato e critérios de acesso.
Categorias
A FPTA organiza quadros competitivos para as Divisões Recurvo, Compound e Barebow, nos seguintes escalões, de acordo com a sua idade no último dia da Época Desportiva Anual da FPTA:
Acesso aos Segmentos Competitivos
Terão acesso às competições do Segmento Nacional todos os Arqueiros que tenham efetuado um Federamento de Competição na FPTA para a respetiva época desportiva e que disponham do respetivo cartão de acreditação.
Terão acesso às competições do Segmento Local todos os Arqueiros que tenham efetuado um Federamento Simples na FPTA. Incluem-se neste ponto os atletas federados como Arqueiros do Desporto Escolar ou Universitário.
Os critérios de acesso a outras provas, não integradas no Segmento Nacional ou Local, serão aprovados previamente pela FPTA.
Todas estas condições encontram-se detalhadas no Regulamento de Organização de Quadros Competitivos e no Comunicado anual que estabelece as regras de cada época desportiva.