Na continuidade da preparação para os XVII as expectativas quanto ao desempenho da Missão Portuguesa, em Tarragona, são de aproveitamento de uma nova oportunidade de aferição da qualidade dos atletas nacionais, segundo refere o Presidente do COP, José Manuel Constantino: “O quadro dos países participantes colocam esta competição num nível médio/elevado em termos de competitividade, pelo que se torna muito útil no quadro de avaliação da competitividade desportiva nacional, no contexto internacional.” Mas não está afastada a possibilidade de atingir posições de excelência. Pelo contrário. “Em algumas modalidades desportivas é expectável que Portugal ambicione a posições de pódio”, sublinha o presidente do COP.
A Missão Portuguesa será composta por cerca de 230 atletas e estende-se pela esmagadora maioria das modalidades e disciplinas nas quais se inclui o tiro com arco:
Andebol
Atletismo
Badminton
Basquetebol 3×3
Boxe
Canoagem
Ciclismo
Esgrima
Equestre
Esqui
Aquático
Futebol
Ginástica Artística
Ginástica Rítmica
Golfe
Halterofilismo
Judo
Karate
Natação Pura
Petanca
Pólo Aquático
Remo
Taekwondo
Ténis
Ténis de Mesa
Tiro
Tiro com Arco
Tiro com Armas de Caça
Triatlo
Vela
Voleibol
Voleibol de praia
Os cinco atletas de Tiro com Arco pré-selecionados para ocupar os três lugares em aberto na comitiva portuguesa estão a realizar um excelente campeonato, encontrando-se nas cinco posições cimeiras no ranking nacional, ao fim de cinco provas realizadas.
Fonte: Revista Olimpo #152, Janeiro-Março 2018, Comité Olímpico de Portugal e FPTA