Tiro com Arco em Portugal
Timeline
Principais marcos do Tiro com Arco em Portugal
Invenção do arco – datação
As diversas fontes mais credíveis do estudo histórico datam a invenção do arco algures no período pré-histórico, entre aproximadamente 50.000 AC e 8.000 AC.
Invenção do arco – localização
1. Teoria da difusão – O arco terá sido inventado num único local preciso tendo o seu uso sido difundido a partir desse ponto. 2. Teoria da multi-geração – O arco terá sido inventado em diversos locais não relacionados uns com os outros tendo evoluído em paralelo em diversas localizações.
O arco enquanto ferramenta de obtenção de alimentos
A utilização do arco como ferramenta de caça e pesca está bem documentada em vestígios arqueológicos. As provas pictográficas, sobretudo ao nível de gravuras rupestres, são outra evidência da prática da caça com arco.
O arco como arma
Com o desenvolvimento de modelos sociais mais complexos e com o aparecimento das primeiras civilizações, cedo se compreendeu o valor militar do tiro com arco. Enquanto arma, e numa perspectiva militar, o correto manuseamento do arco, para efeitos de otimização da eficácia, pressupôs uma dupla especialização, que originou a formação de contingentes de arqueiros, de entre os indivíduos já especializados na função militar.
Últimos vestígios
Já no início do século XX, o arco era ainda utilizado militarmente nalguns territórios africanos, embora sobretudo a nível tribal. Também a nível tribal na Papua Nova Guiné ainda no final do século XX, os movimentos de resistência de Irian Jaya procuravam assegurar a independência da indonésia.
Exemplos de prática desportiva regulada
Na Europa, mais antiga competição desportiva a decorrer continuamente ao longo do tempo é o Torneio Antient Scornton Silver Arrow, desde 1673. Nos Estados Unidos a prática desportiva de tiro com arco desenvolveu-se após a guerra civil. A proibição de utilizar armas após a derrota dos estados do sul na Guerra da Secessão, levou inúmeros confederados a iniciarem-se na prática do tiro com arco. Nos Jogos Olímpicos de 1900 disputa-se pela primeira vez uma competição de Tiro com Arco. Em 1920, com apenas 3 países presentes, o Tiro com Arco saiu dos Jogos Olímpicos. Em 1931, vários países juntam-se para formar a Federação Internacional de Tiro com Arco, com o objetivo de relançar o tiro com arco enquanto desporto e de uniformizar as regras. O tiro com arco regressa ao programa dos Jogos Olímpicos em 1972.