O Instituo Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Federação Portuguesa de Tiro com Arco (FPTA) e o atleta Luís Gonçalves, assinaram esta semana “o contrato de praticante de alto rendimento”.
Este contrato é celebrado na sequência do resultado obtido pelo atleta Luís Gonçalves, no Campeonato do Mundo do México 2017 e face à legislação em vigor (Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro), sendo-lhe assim permitido o registo para Atleta de Alto Rendimento no nível B. Segundo o IPDJ, o nível B é atribuído quando os atletas:
Tenham obtido classificação na 1.ª metade da tabela em campeonatos do mundo ou campeonatos da Europa no escalão absoluto;
Tendo a duração de um ano a contar da data de assinatura do mesmo (5 de dezembro de 2017), este contrato visa proporcionar os meios necessários estabelecendo medidas de apoio ao desenvolvimento da prática desportiva de alto rendimento do Luís, nomeadamente na formação escolar e profissional, em facilidades laborais, na utilização das infraestruturas desportivas, na atribuição de prémios, no acesso a um seguro especial, no apoio médico e por fim no pós-carreira. Estas medidas de apoio pode ser lidas na integra através da página do IPDJ.